Taiwan: Modernização dos F-16 pode ser saída política

43

Taiwan pode receber kits de atualização para os seus F-16A/B ainda este ano ao invés de insistir na compra de novos aviões. Washington vem sistematicamente resistindo à venda de 66 caças F-16C/D para o governo de Taipei. Negociação esta estimada em 1,3 bilhão de dólares.

A administração Obama poderá optar pela modernização da atual frota de F-16A/B de Taiwan por considerá-la mais atrativa politicamente, deixando a discussão sobre a venda de novos caças para o final de 2010 ou início de 2011.

Toda e qualquer venda de material militar para Taiwan, principalmente se for de última geração, vem sofrendo severas críticas da China continental, que considera a ilha uma “província rebelde”.

Negociações entre empresas do setor aeroespacial dos EUA já estão se movimentando para a possível modernização das aeronaves. Raytheon e Northrop Grumman, por exemplo, poderão fornecer sistemas de ECM, RWR, e radar de controle de fogo.

A Pratt & Whitney ofereceu sua versão EEP (engine enhancement programme) do famoso propulsor F-100-220. Este turbofan é capaz de desenvolver 29.100 libras e possui custos de operação menores.

FOTO: Divulgação

wpDiscuz