O F-15 Eagle já derrotou o Rafale em duas concorrências internacionais: em 2002, o Boeing F-15K venceu o Rafale no F-X da Coréia do Sul e, em 2005, o Rafale perdeu novamente para o F-15, na disputa pelo melhor caça para a Real Força Aérea de Singapura. Nas concorrências de Singapura e Coréia do Sul, o Rafale foi oferecido por US$ 95 milhões, valor equivalente ao do F-15.

Embora o F/A-18E Super Hornet oferecido para o F-X2 da FAB seja um excelente caça em muitos aspectos, seu desempenho é inferior ao das últimas versões do F-15 em manobrabilidade, velocidade máxima, razão de subida etc. Isso sem contar a última versão Silent Eagle.

Talvez pelo fato de ser uma aeronave que desde o início nasceu multifuncional, o “Vespão” (Super Hornet) pode ser comparado ao pato, que faz todas as coisas (nada, voa, anda), mas nenhuma com maestria.

O F-15, por sua vez, nasceu como uma aeronave de superioridade aérea e depois foi convertida em aeronave de ataque à superfície, na versão F-15E Strike Eagle.

Do jeito que a FAB está, qualquer aeronave que vier aceitaremos de bom grado, até o F/A-18E Super Hornet. Mas, cá entre nós, gostaríamos mesmo é do F-15!

SAIBA MAIS:

wpDiscuz