Projeto KC-390 pode estar na mira da Boeing
Executivo da companhia também disse que o preço da proposta na concorrência F-X2 é menor que o divulgado
A agência de notícias Reuters informou nesta segunda-feira (10/8) que um importante executivo da Boeing revelou o interesse da empresa norte-americana no desenvolvimento do projeto KC-390 da Embraer.
Segundo Jim Albaugh, presidente da divisão de defesa da Boeing e vice-presidente-executivo da empresa norte-americana, a companhia pretende fazer negócios no Brasil independentemente do resultado do programa F-X2.
Questionado sobre quais projetos teriam sido alvos dessas conversas, o executivo não quis entrar em detalhes, mas afirmou que “o KC-390 é um projeto que nós gostamos muito”.
Em relação à concorrência para a escolha do novo caça da FAB, Albaugh procurou assegurar que a oferta entregue pela Boeing à FAB é de valor menor. “Posso garantir que nosso preço não é de 7 bilhões de dólares”, disse.
“Nosso governo é bastante cuidadoso em não permitir que nossos concorrentes saibam nosso preço”, justificou. Apesar disso, ele se recusou a revelar valores da proposta entregue ao governo brasileiro.
A Embraer ainda não se manifestou sobre o assunto.
NOTA DO BLOG: Considerando que os principais concorrentes do KC-390 são o C-130J Hercules da Lockheed e o A400M da EADS, este interesse da Boeing pelo KC-390 pode ter algum fundamento.