Caças norte-americanos serão avaliados primeiro na concorrência indiana

24

F-18 Super Hornet será testado primeiro, seguido do F-16 Fighting Falcon. Coincidentemente, fontes da indústria teriam dito que os dois modelos lideram a disputa.

Conforme informações dadas por um oficial da Força Aérea Indiana à agência AFP, na próxima semana deverão ser iniciadas as avaliações em voo dos seis concorrentes da disputa de um novo avião de combate multifuncional de médio alcance para a força (Programa MMRCA – Medium Range Multi-Role combat Aircraft). Estimativas iniciais do contrato, considerado o mais lucrativo da década, são de 12 bilhões de dólares, mas deverão chegar a valores mais elevados, dado que a intenção indiana é de adquirir 126 caças do modelo vencedor.

Segundo o oficial, que revelou as informações sob condição de anonimato, a Boeing será o primeiro fabricante a levar o seu F-18 Super Hornet para as avaliações, que serão realizadas em Bangalore, no sul da Índia. As condições do tempo ditarão o início dos voos de avaliação, e o F-16 da Lockheed Martin será o concorrente seguinte a ser avaliado.

Concorrem também o Eurofighter Typhoon da EADS, o russo MiG-35, o sueco SAAB Gripen e o francês Dassault Rafale. Sobre esse último, no mês de abril houve uma polêmica sobre sua saída da competição (leia nos links abaixo). A AFP informou também que, segundo fontes ligadas à indústria, a Lockheed Martin e a Boeing emergiram como líderes da concorrência indiana.

FONTE: AFP     FOTOS: Boeing e Lockheed Martin

SAIBA MAIS:

wpDiscuz