Aniversário do MUSAL
No último dia 31 de julho o Museu Aeroespacial (MUSAL) completou 36 anos. O Núcleo do Museu Aeroespacial foi criado em 31 de julho de 1973, mas sua concepção remonta a 1943, quando o então Ministro Salgado Filho determinou sua organização. Entretanto, a falta de um local disponível interrompeu a construção do Museu.
Em janeiro de 1974, iniciaram-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga “Divisão de Instrução de Vôo” da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Situado no Campo dos Afonsos, “Berço da Aviação Militar”, atualmente o Museu Aeroespacial integra o Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
As principais funções do Museu Aeroespacial são pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição para a sociedade nacional e internacional, daqueles que fizeram a História da Aviação.
O Museu Aeroespacial recebe em média três mil visitantes por mês. Conheça outras informações sobre o MUSAL no site www.musal.aer.mil.br