Consórcio de 12 nações recebe seu primeiro C-17 Globemaster III
Um total de três unidades do consórcio SAC – Strategic Airlifit Capability – deverá operar a partir da Base Aérea de Papa, na Hungria
Em cerimônia realizada no último dia 14 de julho, a Boeing entregou o primeiro C-17 Globemaster III para o consórcio SAC – Strategic Airlift Capability (literalmente, Capacidade de Transporte Aéreo Estratégico). Até o dia 27 de julho, a aeronave deverá chegar à Base Aérea de onde vai operar: Papa, na Hungria, onde está sendo ativada a unidade operacional que recebeu a denominação de HAW – Heavy Airlift Wing (Ala de Transporte Aéreo Pesado), cujo primeiro comandante é o coronel da USAF John Zazworsky. As duas outras aeronaves deverão ser entregues em setembro e outubro deste ano.
Os doze países que compõem o consórcio SAC, cujo investimento é baseado em horas de voo são (em ordem alfabética): Bulgária, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Holanda, Hungria, Lituânia, Noruega, Polônia, Romênia e Suécia. Somam-se aos EUA onze países europeus, sendo 9 pertencentes à OTAN e dois membros da “Partnership for Peace” (Parceria pela Paz), Suécia e Finlândia. Os custos de aquisição e manutenção das aeronaves são divididos entre os 12 membros do consórcio.
Uma composição multinacional de 140 pessoas operará as aeronaves a partir da Hungria, dando suporte a operações da União Europeia, Nações Unidas e OTAN, visando especialmente as realizadas no Afeganistão.
Leia mais sobre o consórcio de 12 nações que vai operar o C-17, além de outras matérias relacionadas à aeronave, nos links abaixo:
- C-17 Globemaster: a fila anda
- Força Aérea da Índia selecionou o Boeing C-17 como seu novo avião de transporte
- RAF comemora 50.000 horas de voo de seus C-17