A Polícia Federal no Paraná iniciou nesta quarta-feira (15) a fase de testes de uma aeronave não tripulada que será usada na vigilância em ações de repressão ao crime ao longo da faixa de fronteira, na região oeste do Estado.

O veículo aéreo não-tripulado (Vant) foi adquirido em meio ao programa de aparelhamento da Polícia Federal, por US$ 20 milhões -cerca de R$ 40 milhões. A PF afirma ser a primeira polícia civil no mundo a utilizar o equipamento com o fim de inteligência -hoje, ele é operado como veículo armado por forças militares. Um voo experimental está programado para esta tarde.

A aeronave possui binóculos de visão noturna e é controlado remotamente por terra. Câmeras permitem visualizar de grande altitude o movimento de veículos e pedestres.

São 10 metros de envergadura e autonomia de voo de mais de 20 horas. Mais duas aeronaves como esta deverão ser adquiridas pela Polícia Federal.

Não há um prazo final para a fase de testes, que mobiliza agentes da fronteira e de Brasília. A aeronave também ajudará a coibir crimes ambientais na região do Parque Nacional do Iguaçu.

O lançamento oficial acontece no próximo dia 23, com a presença do ministro Tarso Genro (Justiça).

FONTE: UOL News / FOTO: PF/Divulgação

wpDiscuz