Real capacidade ‘stealth’ do F-22 está sendo questionada novamente
A companhia Lockheed Martin está sendo processada por um ex-engenheiro que afirma que a empresa forneceu deliberadamente revestimentos stealth defeituosos para o F-22.
O engenheiro, especializado em materiais de baixa observação, acusa a Lockheed Martin de fraudar a real capacidade furtiva do F-22 e falsificar os dados do revestimento para que o mesmo se encaixasse nas as especificações técnicas da USAF.
O engenheiro também alega que a Lockheed Martin mandou que ele não falasse com a Força Aérea sobre o problema e que suas sugestões de compra ou modificação de diferentes revestimentos foram ignoradas.
De acordo com o processo, a capacidade stealth do Raptor permaneceu defeituosa até 2004, com a Lockheed Martin sabendo que estava usando revestimento defeituoso e nunca alertando a USAF sobre o problema.
Esta não é a primeira vez que a verdadeira capacidade furtiva do F-22 é questionada. Em fevereiro deste ano, o POGO afirmou que os requisitos de manutenção do caça reduzem sobremaneira sua disponibilidade operacional. Na ocasião, o então Chefe de Aquisições do Departamento de Defesa, John Young , afirmou que o índice de disponibilidade do F-22 é muito baixo para se gastar dólares adicionais com mais encomendas.
NOTA do BLOG: Talvez esteja aí a explicação pela recusa da USAF em expor o F-22 no Paris Air Show.