Voo de demonstração do F-15 Silent Eagle programado para 2010
Na semana passada, no Paris Air Show, a Boeing anunciou a alocação de fundos para o desenvolvimento do programa F-15 Silent Eagle, com a meta de fazer o voo de demonstração no terceiro trimestre de 2010. O anúncio se deu após reuniões com clientes potenciais da aeronave (clique aqui para matéria sobre o lançamento do programa, em março deste ano, e aqui para acessar matéria sobre possíveis clientes).
O objetivo do F-15 Silent Eagle é incorporar maior capacidade de sobrevivência às características das mais modernas versões multi-role do F-15. Isso inclui uma suíte digital de guerra eletrônica combinada com um avançado radar de varredura eletrônica, para aumentar a consciência situacional. Além disso, a aeronave incorpora avanços aerodinâmicos e tecnologias “cost-effective” de redução da assinatura ao radar.
Segundo a empresa, conversas com operadores internacionais de F-15 mostraram que há bastante interesse nas capacidades do Silent Eagle. O comprometimento com o programa, até a fase de voo de demonstração, tem como objetivo mostrar a esses clientes como o modelo pode atender a suas necessidades de uma aeronave de combate multi-role com características de furtividade, flexível, de longo alcance e grande capacidade de armamento. A Boeing afirma que continuará discutindo com outras companhias aeroespaciais do mundo sobre oportunidades de co-desesenvolvimento.
Fonte e fotos: Boeing