O canal de TV por assinatura The History Channel apresentou ontem e hoje (16.06) um programa especial da excelente série sobre combates aéreos, que usa e abusa de combates feitos em computação gráfica. Além dos efeitos visuais, o programa também apresenta a opinião de pilotos, engenheiros e jornalistas sobre os aviões e as tecnologias. Até o famoso escritor Tom Clancy participou!

Quando consegui assistir ao programa hoje, já havia começado, mas foi possível ver algumas coisas interessantes para comentar aqui. O caça francês Rafale, considerado favorito no FX-2 da FAB, foi “saco de pancadas” em missões hipotéticas contra o F-22 e numa delas, atua como aliado, enfrentando caças russos. Mas em ambas as situações, o Rafale é apresentado como um fraco oponente, por não ser stealth. Numa das cenas de combate aéreo, um F-22 com um Rafale na posição 6 horas, consegue aplicar uma manobra “Pugachev Cobra” (epa, essa manobra não era do Sukhoi?), que faz com que o Rafale passe à frente do Raptor, para ser abatido por este logo depois.

Os F-22 aparecem também aplicando surras no MiG-35 e Su-35, mas sentem alguma dificuldade de enfrentar o Su-47 Berkut, que surge numa missão como sendo o caça de 5a. geração russo. Em todos os combates, só um F-22 apareceu sendo alvejado.

Numa outra missão hipotética no futuro, caças F-35 voam com os F-22 num ataque contra alvos em terra. Os F-35 aparecem levando armas externamente, mas mesmo assim, conseguem manter sua furtividade! Quando os Su-35 adversários começam a dar algum trabalho para os F-22, surge em cena um Boeing da USAF dotado de canhão laser e começa a destruir os Su-35 no ar.

Quem ainda não assistiu, recomendo, pois é diversão garantida, apesar dos erros de tradução. Por exemplo, chamar SAM – míssil antiaéreo ou míssil superfície-ar, de “míssil de chão”, é dose!). Quem assistiu, por favor, deixe aqui seu comentário.

NOTA do BLOG: No Youtube existem três trechos do programa, em inglês: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

wpDiscuz