Eleitores terão a palavra final na aquisição de novos caças pela Suíça
Uma organização pacifista obrigou uma votação nacional para pedir moratória de dez anos na aquisição de caças pela Suíça.
O grupo, Switzerland without an Army, entregou 107.000 assinaturas às autoridades federais na última segunda-feira. De acordo com o sistema suíço de democracia direta, qualquer pessoa ou grupo pode propor nova legislação recolhendo 100.000 assinaturas de eleitores.
Ativistas, incluindo os social-democratas de centro-esquerda, argumentam que a aquisição de novos aviões para substituir os 54 caças F-5 Tiger II não faz sentido e é muito caro.
Eles acusam o governo de tentar mover a neutra Suíça para a aliança militar OTAN.
No entanto, os opositores da iniciativa argumentam que a moratória compromete a segurança da Suíça e é parte de uma tentativa de abolir as forças armadas do país.
O governo já adiou uma decisão até o próximo ano sobre quantos aviões serão adquiridos e de que tipo. A votação sobre a iniciativa está prevista para acontecer em 2011.
Uma tentativa anterior de pacifistas para bloquear a compra de caças foi rejeitada pelos eleitores em 1993.
NOTA do BLOG: Imaginem a criação de um grupo pacifista semelhante ao Switzerland without an Army no Brasil, votando sobre o FX-2...
Observar que a minúscula Suíça tem a mesma quantidade de caças F-5 que o Brasil!