707 da Varig foi abatido por caças russos*
O cargueiro 707-323 da Varig, que desapareceu em 30 de janeiro de 1979, quando sobrevoava o Pacífico entre Tóquio e Los Angeles, foi abatido por caças soviéticos. A revelação foi feita a esta coluna por um ex-agente de inteligência brasileiro que ouviu o relato de um ex-agente da KGB que participou da operação. Domingo, o “Fantástico”, da Globo, mostrou que familiares dos 6 tripulantes há 30 anos aguardam respostas.
Carga secreta
Os russos atacaram porque o cargueiro da Varig estaria transportando aos EUA, em segredo, partes de um caça soviético MiG-25 levado a Tóquio por um piloto desertor, Viktor Ivanovich Balenko.
Língua nos dentes
Cooptado pelo serviço secreto inglês, o ex-agente da KGB soviético veio ao Brasil em 1982 e contou tudo a agentes que fizeram sua segurança.
*FONTE: claudiohumberto.com.br
NOTA do BLOG: A versão de que o PP-VLU teria sido abatido pelos russos é antiga, mas seria muito bom, principalmente para os familiares dos tripulantes desaparecidos, que o Brasil tentasse confirmar junto à Rússia se de fato essa história é verdadeira.
NOTA do BLOG 2: Por conta da polêmica causada por este post e do desvio da discussão para a política partidária, cancelamos a postagem de comentários nele. Poderemos usar o mesmo expediente no futuro, se os leitores não respeitarem o tema proposto e as regras básicas de etiqueta na internet.