‘Aerolula’ troca tubo pitot
O avião utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas viagens internacionais, modelo Airbus 319 –conhecido como Aerolula–, está em manutenção no centro tecnológico da companhia TAM, em São Carlos (SP). Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave deve passar por uma adaptação no sistema de controle de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento.
O Airbus é do mesmo fabricante do A330 que fazia o voo 447, da Air France, que caiu no Atlântico no dia 31 de maio, quando fazia a rota RioParis, levando 228 pessoas a bordo. O procedimento segue orientação do fabricante e estava programado desde abril.
Uma das linhas de investigação para as causas do acidente com o voo 447 aponta é que poderia ter ocorrido um problema com sensor de velocidade da aeronave. Após o acidente, a Air France informou que havia recomendado no ano passado a troca destes sensores.
Segundo a companhia, no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores que enviaram informações contraditórias sobre a velocidade.
A incoerência desses dados pode fazer com que sistemas eletrônicos dos aviões deixem de funcionar, como o piloto automático.
A FAB não soube informar até quando o avião ficará em manutenção. Segundo a Aeronáutica, não “há relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France”.
Em março, o Airbus presidencial não chegou a levantar voo em Nova York para trazer o presidente Lula de volta ao país. Com um defeito na porta, o Aerolula não conseguiu decolar dos EUA. Segundo o Palácio Planalto, o avião não teve condições de voo depois que a escada que serve para o embarque de passageiros bateu e empenou a porta da aeronave.
FONTE: Folha online / FOTO: FAB