Silent Eagle – solução de ‘baixo custo’ para o século XXI
A Boeing está buscando parceiros para desenvolver a nova versão do F-15 para o seculo XXI, conhecida como “Silent Eagle”, que incorpora características furtivas (‘stealth’) e eletrônica de última geração.
A presença de parceiros no programa reduziria o tempo de desenvolvimento da aeronave. Poderiam ser parceiros domésticos (do próprio EUA) ou externos. Acredita-se que o custo de uma unidade deste modelo seria inferior a cem milhões de dólares.
A BAE Systems já participa do projeto fornecendo equipamentos EW (electronic warfare system) que, em tese, seriam os mesmos do Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter. A idéia é exatamente concorrer com o F-35 no mercado externo. Possíveis compradores seriam os atuais operadores de F-15 como Israel, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita.
Israel pretende adquirir perto de 50 F-35, mas questões relacionadas a preço e acesso à tecnologia embarcada estão emperrando a negociação. Segundo a Boeing, a RCS (radar cross section) do F-15SE seria compatível com a RCS do F-35 de exportação. Porém, um oficial general da USAF afirmou que esta informação dada pela Boeing não tem fundamento. Segundo ele, a versão de exportação do F-35 não terá redução nos aspectos furtivos.
FONTE: Flightglobal / FOTOS: Boeing Company