Airbus divulga novos procedimentos para as tripulações de seus aviões
A mensagem foi enviada a todos os proprietários de aeronaves Airbus na noite de quinta-feira. Uma fonte do setor disse que alertas desse tipo só são enviados quando investigadores de acidentes aéreos estabelecem fatos que consideram ser importantes o suficiente para serem imediatamente divulgados às empresas.
Um porta-voz da Airbus disse nesta sexta-feira que o alerta a seus clientes não implica que os pilotos da aeronave acidentada do voo AF 447 tenham feito algo de errado ou que uma falha de projeto tenha causado o desastre.
A Airbus disse que o procedimento correto quando há indicadores de velocidade duvidosos é manter a força dos motores e começar uma verificação. A mensagem da Airbus reabre um antigo debate entre pilotos sobre uma suposta complexidade excessiva dos aviões da empresa.
“Este é um avião que foi concebido por engenheiros, para engenheiros, e nem sempre para pilotos” – disse Jean-Pierre Albran, veterano piloto de Boeings 747, ao jornal “Le Parisien”.
“Por exemplo, num 747, o acelerador é empurrado manualmente. Você o sente se mexer na turbulência. Nos Airbus recentes, o acelerador é fixo. Você olha nos indicadores. Não sente nada.”
Especialistas em aviação especulam que o avião da Air France tenha sido derrubado por uma conjunção de fatores, entre eles a turbulência e o mau tempo. As autoridades minimizam a hipótese de terrorismo.
FONTE: Reuters
NOTA do BLOG: Em outras ocasiões, as ADIRU (Air Data Inertial Reference Unit) do Airbus A330 apresentaram problemas de leitura de velocidades diferentes. Veja aqui.