Em função do sucesso obtido com o primeiro dos “jogos táticos” publicado pelo ForTe, decidimos publicar outro, agora no Poder Aéreo. Todos os leitores estão convidados. Dê a sua opinião e risque uma das soluções (com fundamento).
———————————————————————————————————-

Fevereiro de 1942, você é o ‘Air Marshal’ Arthur “Bomber” Harris, CinC da RAF Bomber Command. A guerra na Europa continua e, embora os EUA tenham entrado no conflito no ultimo dezembro, o Reino Unido continua enfrentando a Alemanha sozinho no teatro ocidental europeu. Há randes dificuldades em contra-atacar a Alemanha em sua terra natal.

Bomber Command e a única arma capaz de atacar a Alemanha diretamente, mas até agora o clima imprevisível no norte da Europa e resistência da Luftwaffe tem limitado a efetividade dos seus bombardeiros. A liderança política britânica, incluindo o Primeiro Ministro, continua pressionando-o a por em prática uma estratégia de bombardeio eficaz e o próprio Reino Unido sofre pressão soviética para abrir um novo fronte e aliviar a pressão no Exército Vermelho lutando deseperadamente contra os alemães.

Churchill encarregou você a iniciar esse segundo front e chegou a dizer que “bombardeiros sozinhos trarão a vitória”. Agora é claro que a responsabilidade por ações ofensivas contra o nazismo esta nos ombros de mais ninguem do que o Bomber Command.

Você descobriu que até agora seus bombardeiros Lancaster tem sido utilizados de uma maneira amadora – os bombardeiros nao tem horários de decolagem fixa, rotas específicas, altitudes e marcação de alvos de norma para bombardeio e tão pouco navegação confiável. Tudo necessita de melhorias.

Enquanto isso as defesas alemãs usam radares para localizar suas formações de bombardeiros, caças convencionais e noturnos derrubam aviões britânicos em números alarmantes. Decolando de campos sem fim pilotos alemães podem atacar, pousar, recarregar e atacar novamente e repetirão esse processo enquanto bombardeiros britânicos estiverem sobre a Alemanha. Suas cidades alvo estão bem protegidas por baterias AAA 88mm com holofotes para busca noturna.

Depois de muito planejamento você chegou a três possíveis ações:

1- Bombardeio de precisão. Almejando setores militares/industriais estratégicos alemáes você negará ao inimigo preciosos recursos e previnirá a produção de sistemas de armas de alto valor, causando assim um enforcamento da capacidade inimiga para a guerra.

2- Ataque à capacidade aérea inimiga. Elimine a capacidade aérea da Luftwaffe ao atacar campos de pouso, aviões de combate, fábricas de aviões, centros de comando e controle equipados com radares. Assim, a Alemanha ficará sem defesa contra futuros bombardeios que atacarão a vontade após uma campanha dessa bem sucedida.

3- Bombardeio de área. Utilize uma combinação de bombas incendiárias e alto explosivos em raids noturnos contra os grandes centros populosos alemães, ao invés de atacar alvos específicos, destrua áreas urbanas inteiras causando a destruição da moral alemã e sua vontade/apoio para a guerra. Esse tipo de bombardeio colocará seus aviões e homens em menos risco.

Cada uma das opções acima tem suas vantagens e desvantagens…E agora Air Marshal Harris?

IMAGEM: Aircraft art

wpDiscuz