FAB espera receber os dois primeiros P-3 até janeiro de 2010

0

Como parte da programação do I Torneio e 26ª Reunião de Aviação de Patrulha, nesta segunda-feira, dia 18, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), o efetivo composto pelos quatro Esquadrões de Patrulha da Força Aérea Brasileira, acompanhou o andamento do processo de modernização da nova aeronave de patrulha da FAB, o P-3BR.

A palestra proferida pelo Tenente-Coronel Chã, da Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – SDDP/COPAC – teve como objetivo apresentar a metodologia de trabalho utilizada pela Unidade e a evolução do projeto do P-3BR para unificar os conhecimentos de seus futuros pilotos.

Durante a palestra, foram apresentadas a metodologia de gestão de projetos, a situação atual do contrato e as perspectivas da utilização da nova aeronave. O Tenente-Coronel Chã, afirmou ainda que as necessidades operacionais apontadas pelos Esquadrões que serviram como requisitos para a elaboração do contrato e das futuras negociações.

Também foram detalhadas as dez fases que integram o processo de modernização, começando pela ativação das aeronaves, passando pela revitalização e modernização, até a fase de offset, que define os acordos e as compensações, além da troca de experiências entre as partes contratadas.

Após a palestra, o debate foi aberto para tirar as dúvidas daqueles que serão os principais avaliadores da aeronave. Ao final o Tenente-Coronel Chã deixou seu recado. “Temos que estudar, nos dedicar e nos preparar para sermos os melhores na tática, na estratégia e na missão, concluiu.

A expectativa é que o Brasil receba até janeiro de 2010 as duas primeiras aeronaves modernizadas, de um total de nove, visto que o primeiro voo do protótipo foi realizado em abril deste ano, na Espanha.

O P-3BR aumentará significativamente a capacidade de patrulha do mar territorial brasileiro, estando preparado tanto para missões de patrulha como para missões antisubmarino, equipado com a mais moderna tecnologia de detecção e de armamento.

FONTE: FAB

wpDiscuz