O F-35 é um caça de de 5ª geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:

  • F-35A CTOL, para aeródromos convencionais;
  • F-35B STOVL, para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
  • F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.

O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.

O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O voo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.

Segundo a Lockheed, o F-35 tem a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”.

O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate, que movimenta um fan situado atrás do cockpit, dutos sob cada asa para estabilidade lateral e um nozzle na cauda que vetora o jato do motor na direção desejada. O motor Pratt & Whitney F135 vai propulsar os primeiros F-35Bs.

O motor F136, outro modelo alternativo desenvolvido pela GE e Rolls-Royce, vai também ser usado no F-35, a partir de 2010. O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.

Os principais sensores do F-35 serão o radar AESA AN/APG-81, o sistema EOTS (Electro-Optical Targeting System) e o DAS (distributed aperture system – AN/ASQ-37), composto de sensores passivos IR para designação de alvos e alerta contra mísseis.

Em 6 de abril de 2009, o secretário de Defesa Robert Gates anunciou que os EUA vão adquirir um total de 2.443 caças F-35, ao custo de cerca de um trilhão de dólares.

NOTA do BLOG: Clicar nas imagens para ampliar e observar as diferenças dos três modelos, em especial o formato da parte logo atrás do cockpit do F-35B e a envergadura maior do F-35C, com as dobráveis.

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