É viável o probe de REVO do KC-390?

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Todas as ilustrações do KC-390 apresentadas até o momento mostram a existência de um ‘probe’ de reabastecimento em voo (REVO) localizado na parte superior da fuselagem, logo acima da cabina. Esta configuração é bastante semelhante à configuração originalmente adotada para as versões militares do EMB-145. No entanto, após alguns estudos daquele projeto originalmente civil, concluiu-se que a posição sugerida possuía diversas desvantagens, além de representar um ponto estruturalmente crítico para a fuselagem.

Em relação ao KC-390, este possui uma seção frontal da fuselagem, especialmente o nariz, que guarda muita semelhança com a família ERJ-190. Portanto, é possível que a instalação de um ‘probe’ naquele ponto tenha as mesmas dificuldades estruturais enfrentadas pelo ERJ-145.

A introdução do ponto de REVO na parte superior da fuselagem como inicialmente sugerido para o ERJ-145 não é uma situação incomum. Aeronaves que originariamente não foram projetadas com capacidade REVO receberam modificações semelhantes e operaram satisfatoriamente. Alguns casos que ilustram esta situação são os E-2 Hawkeye operados por Israel (posteriormente transferidos para o México), o Handley Page Victor na sua versão B.2 e certas variantes do C-130.

Uma vez que o projeto do KC-390 encontra-se ainda no estágio de desenvolvimento, é possível avaliar outras possibilidades para REVO ou mesmo permanecer com a atual proposta e desenvolver uma estrutura compatível. A grande diferença do KC-390 sobre o EMB-145 é que o primeiro já nasceu como projeto militar e a opção pelo REVO está na sua concepção.

FOTO: Poder Aéreo / IMAGEM: Embraer

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