Pilotos chilenos e equatorianos compartilham experiências no A-37 Dragonfly

Como parte de um acordo de intercâmbio profissional entre Chile e Equador, desde o dia 4 de maio dois oficiais da Força Aérea do Equador (FAE) se encontram na Base Aérea Chabunco, realizando voos conjuntos com pilotos do Grupo de Aviação nº12, equipado com aeronaves A-37 Dragonfly. Os pilotos equatorianos, capitão Edison Guerrón e Tenente Luis Rosero, voam o mesmo tipo de aeronave na Ala de Combate nº23, em Manta.

O equipamento é o mesmo, mas as condições são bem diferentes. O Grupo de Aviação nº12 da FACH fica em Punta Arenas, região austral do Chile, e os equatorianos enfrentaram temperaturas abaixo de zero e ventos de mais de 100 quilômetros por hora, bem diferentes dos 20 a 30 graus Celsius e ventos de no máximo 30 quilômetros por hora, típicos do Equador, sem falar nas diferenças da paisagem e geografia.

Nota do Blog: em breve, pilotos chilenos e equatorianos poderão trocar experiências no EMB-314 Super Tucano.

…e começam os preparativos para a Operação Salitre 2009

Entre os dias 5 e 7 de maio, delegações das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Estados Unidos e França encontraram-se na Base Aérea Cerro Moreno, para a reunião principal de planejamento (Main Planning Conference/ MPC) para o Exercício Multinacional Salitre II 2009, que será realizado em outubro deste ano em Antofagasta. A reunião foi presidida pelo Comandante da Vª Brigada Aérea, General de Brigada Aérea Ricardo Gutiérrez Recabarren. A delegação argentina foi liderada pelo Brigadeiro Carlos Cavallo; a do Brasil, pelo Brigadeiro José Alberto De Mattos; a dos Estados Unidos, pelo Coronel Bryan Bearden; e a da França pelo Tenente Coronel Jean Francois Lefevre.

Os grupos de trabalho foram divididos em Operações, Inteligência, Logística, “Real Life”, Comando e Controle, Mídia e Legal, a partir dos quais se  revisaram os requerimentos específicos e operações. A reunião final de planejamento para o exercício será realizada em  agosto, na Vª Brigada Aérea de Antofagasta.

Nota do Blog: Antofagasta é o lar dos F-16 MLU e F-5 Tiger III da FACH

Fonte e fotos: Força Aérea Chilena – FACH

wpDiscuz