Foi noticiado hoje (6 de maio) que o Ministério da Defesa deu os primeiros passos no projeto bilionário de adquirir sua nova aeronave de Patrulha Marítima, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) com a Marinha dos Estados Unidos (US Navy) para, de maneira cooperativa, desenvolver modernizações para o  P-8A Poseidon e seus sistemas de suporte. A avião, tripulado, deverá ser adquirido através do projeto AIR7000 Phase 2, em conjunto com uma aeronave não tripulada multimissão – projeto AIR 7000 Phase 1.

A Austrália deverá colaborar na primeira  (Spiral One) de uma série de aprimoramentos planejados para o ciclo de vida dos P-8A, de forma a receber informações sobre a aeronave que dêem suporte à aquisição e às decisões relativas à manutenção ao longo da vida útil. Além disso, espera-se que essa participação abra oportunidades para a indústria australiana, assim como influencie decisões relativas ao aprimoramento dos P-8A. Os planos são para adquirir oito novas aeronaves para substituir os AP-3C Orion operados pela RAAF, que deverão ser desativados em 2018, após 30 anos de serviço na Força.

Fonte: Ministério da Defesa da Austrália, via ASD     Fotos: Boeing  – na foto do alto, P-8 na linha de montagem. Na foto de baixo, exemplar já com as cores da US Navy.

Nota do Blog: no início do ano, foi noticiado que a Austrália estaria adiando planos de reequipamento devido à crise mundial, entre eles o do P-8 (clique aqui para matéria do Blog do Poder Naval a respeito). Pela notícia acima, aparentemente é uma prioridade a substituição dos AP-3C Orion operados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) pelos  P-8As , além de aeronaves não-tripuladas.

wpDiscuz