No último dia 30, a Northrop Grumman Corporation anunciou a entrega da seção central de fuselagem do primeiro F-35 Lightning II de produção. A entrega foi feita no dia 22 de abril para a Lockheed Martin, empresa líder do programa Joint Strike Fighter, no qual a Northrop Grumman é uma das principais parceiras. Esta primeira aeronave F-35 de produção, denominada AF-6, é da variante “A”, de pouso e decolagem convencionais, destinada à USAF (Força Aérea dos Estados Unidos).

Segundo a empresa, foram realizados investimentos significativos em robótica para acelerar a produção das seções centrais. A instalação de furadeiras robóticas durante a fase de produção inicial, de baixa cadência, deverá reduzir o tempo do trabalho de furar em até 70%.

A entrega desta primeira seção central de fuselagem de produção marca a transição da fase de desenvolvimento e demostração (SDD – system development and demonstration) do programa para a fase inicial de baixa cadência produtiva. Durante a fase SDD completou-se o desenvolvimento de engenharia para a seção central, assim como o desenvolvimento e validação do design do sistema de produção, do ferramental e dos processos e procedimentos de manufatura. 

A Northrop Grumman é responsável, dentro do programa do F-35, pelo design e produção das seções centrais de fuselagem das três variantes da aeronave: de decolagem convencional; de decolagem curta e pouso vertical; e a de uso em porta-aviões (clique aqui para ler matéria sobre o trabalho da Turquia para se consolidar, mundialmente, como segundo fornecedor das seções centrais de fuselagem para a variante de pouso e decolagem convencionais). 

A empresa também desenvolve e produz o radar do F-35 e outros itens-chave da aviônica, como os subsistemas eletro-ópticos e de comunicações e os softwares dos sistemas de missão e de planejamento de missão. Além disso, lidera a equipe responsável pelo desenvolvimento dos cursos de treinamento para pilotos e equipes de manuteção, assim como dirige o uso, suporte e manutenção das tecnologias de baixa observação (furtivas) por essas equipes. Espera-se que a produção do F-35 ultrapasse as 3.100 unidades.

Fonte e fotos (duas primeiras): Northrop Grumman   Foto de baixo: jsf.mil

wpDiscuz