A Força Aérea Argentina (FAA) noticiou que, em meados de março deste ano, dois pilotos da Força Aérea Brasileira voaram o sistema de armas IA-63 Pampa II, nome da versão mais moderna do AT-63 Pampa. Segundo a FAA, trata-se da sequência de um plano de intercâmbio de pilotos de combate de forças aéreas de outros países.

Os dois pilotos da FAB, identificados pela FAA como os primeiros-tenentes Federico Moreira Da Silva e Marcio Rodriguez Riveiro Glaulich, realizaram seus voos- solo no Pampa II em 12 de março último, na IV Brigada Aérea, em Mendonza. Os voos foram cumpridos em total normalidade, satisfazendo os requisitos de preparação para pilotar o sistema de armas IA-63 Pampa II.

Os pilotos brasileiros, segundo a FAA, revelaram que foi maravilhoso apreciar a cordilheira dos Andes em seus voos-solo, seguindo as recomendações dos instrutores e da controladora do espaço aéreo pelo rádio. Após a aterrissagem foram recebidos por seus pares do Grupo 4 de Caça, que lhes receberam com a tradicional “manteada”, ritual peculiar que se vê na foto abaixo. Também brindaram com os comodoros  Luis María Cismondi e Juan Bernardo Nardin, respectivamente comandantes da IV Brigada Aérea e do  Grupo 4 de Caça.

Fonte e fotos: Força Aérea Argentina

Nota do Blog: falando em intercâmbio, no ano passado pilotos da Marinha do Brasil, do Esquadrão VF-1, realizaram curso no simulador de voo do A4-AR da Força Aérea Argentina  (clique aqui para ler matéria do Blog do Poder Naval). Leia também, clicando aqui, matéria do Blog do Poder Aéreo sobre conversações para uma aliança aeroespacial Brasil-Argentina, em que a aeronave de treinamento AT-63 Pampa é citada.

wpDiscuz