RAF comemora 50.000 horas de voo de seus C-17

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Esta quarta-feira, 29 de Abril, foi um importante marco para os C-17 Globemaster III da RAF: a frota composta por seis unidades desta aeronave de transporte estratégico ultrapassou as 50.000 horas de voo. Para marcar a data, a RAF convidou diversos representantes da mídia especializada para participar de uma surtida de treinamento do esquadrão que a opera: o 99 Squadron baseado em Brize Norton, Oxfordshire.

A marca de 50.000 horas de voo é especialmente significativa quando se leva em consideração que a primeira aeronave da frota foi recebida em maio de 2001. Em apoio a operações das forças armadas do Reino Unido ao redor do mundo, notadamente no Iraque e Afeganistão, os Globemaster III da RAF transportaram aproximadamente 4300 veículos, desde viaturas blindadas até carros de bombeiros, mais de 100 milhões de toneladas de carga e também mais de 1000 helicópteros.

Um pouco sobre os C-17A Globemaster III da RAF:

Equipados com quatro Turbofans  Pratt &Whitney F117- PW-100, com 40.400 libras de empuxo cada, os C-17 têm velocidade máxima de 550 nós e teto de voo de 45.000 pés. Um aspecto curioso para uma aeronave desse porte é que a envergadura e o comprimento são praticamente iguais:  52 e 53 metros, respectivamente.

Quanto à capacidade de carga, os Globemaster III podem transportar mais de 45 toneladas a distâncias superiores a 4.500 milhas náuticas, cruzando acima de 30.000 pés. O volume da cabine, combinado à elevada capacidade de carga, permite que sejam embarcadas até três viaturas blindadas Warrior (veja foto abaixo) ou 13 viaturas Land Rover. Mudando de veículos terrestres para helicópteros, o C-17 pode transportar um Chinook ou três Apaches.  Também pode ser configurado para evacuação aeromédica.

Capazes de realizar aproximações em ângulos bastante pronunciados a velocidades relativamente baixas, os C-17 podem operar em pistas de aproximadamente 1000 metros de extensão por 30 metros de largura (levando-se em consideração, nesse caso, a distância entre os dois conjuntos do trem de pouso principal, não a envergadura).

Os motores Pratt & Whitney das aeronaves revertem totalmente o empuxo, proporcionando grande capacidade de manobra no solo. E, graças à grande automação dos sistemas de voo e de carga, a tripulação é composta por apenas três militares (sendo dois pilotos). A necessidade de suporte terrestre é mínima: no caso de nenhum suporte estar disponível, pode ser realizado o “combat offload”, em que os pallets são descidos sucessivamente e de forma rápida pela rampa, diretamente na pista de táxi ou no pátio.

Fonte e fotos: RAF

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