Novo radar para os B-2 da USAF
A Northrop Grumman noticiou no último dia 28 de Abril que entregou à USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) o primeiro bombardeiro B-2 operacional equipado com radar modernizado. A entrega oficial se deu em 17 de março na Base Aérea de Whiteman, de onde opera a 509ª ala de bombardeio, que concentra as aeronaves da frota.
O “hardware” do novo radar foi desenvolvido pela Raytheon Space & Airborne Systems, sob contrato da Northrop Grumman, e incorpora uma nova antena de varredura eletrônica, além de modificações no receptor, no amplificador e no sistema de suprimento de energia. Os planos da USAF são de utilizar a aeronave modernizada em testes adicionais do radar, gerando dados para dar suporte a futuras decisões.
Como tradicionalmente ocorre com as notícias relativas ao B-2, não foi revelada uma grande quantidade de detalhes sobre esse programa de modernização, e parte do texto da nota poderia até levantar dúvidas se toda a frota será elevada ao novo padrão: “o avião modernizado é o primeiro de vários B-2 operacionais que serão equipados com o novo radar, como parte da fase de desenvolvimento e demostração (SDD – system development and demonstration) do programa da Força de modernização do radar (RMP – radar modernization program) do B-2.” (o negrito é nosso).
Porém, mais à frente, a nota é um pouco mais clara ao afirmar que as aeronaves não incluídas na fase SDD deverão ter seus radares instalados quando se chegar às etapas seguintes de produção do radar (passando de baixa para alta cadência), sendo que todas as fases são objeto de um contrato assinado com a Northrop Grumman em dezembro do ano passado, orçado em 468 milhões de dólares.
Fonte e foto do alto : Northrop Grumman Foto de baixo: USAF
Nota do Blog: Em julho deste ano, serão celebrados os 20 anos do primeiro voo do B-2. Para saber mais sobre as comemorações e acessar links de outras matérias publicadas sobre a aeronave, clique aqui.