Nota da FAB sobre o programa F-X2
RESPOSTA ENVIADA À REVISTA CARTA CAPITAL
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica lamenta a informação veiculada na coluna “Andante Mosso”, publicado na edição nº. 543 da revista CARTA CAPITAL, de 29 de abril de 2009, sob o título “Operação França”, ao afirmar que “a FAB está fechando negócio com a também francesa Rafale…”.
Ao se referir ao avião francês, o colunista desconsidera o processo técnico de escolha, ainda em andamento, e divulgado com total transparência pelo Comando da Aeronáutica por meio de notas à imprensa, na medida em que cada etapa da seleção é implementada, bem como pode ferir a credibilidade desse processo junto aos demais concorrentes.
Este Centro reforça a informação de que, por meio da Gerência do Projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica tem mantido o processo de análise de ofertas das empresas (aqui listadas em ordem alfabéticas) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), com vistas à escolha do novo caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia.
RESPOSTA ENVIADA AO JORNAL O DIA
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica lamenta a publicação da informação contida na matéria “Novos caças na mira do Brasil”, do dia 26 de abril de 2009, divulgando que fontes da Aeronáutica “afirmaram a O DIA que o favorito do Governo para construção de caças no Projeto FX-2 (sic) é o francês Rafale, da Dassault…”
Este Centro entende que citações subjetivas de cunho pessoal, utilizadas por alguns veículos de imprensa e atribuídas à Força Aérea Brasileira, sobre preferências, não representam a posição oficial do Comando da Aeronáutica.
Por fim, reforça a informação de que, por meio da Gerência do Projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica tem mantido o processo de análise de ofertas das empresas (aqui listadas em ordem alfabéticas) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), com vistas à escolha do novo caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
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