Ministro argentino fala em adquirir 22 aviões da Embraer
AMC faria manutenção dos aviões da Embraer no Cone Sul
O ministro argentino do Planejamento, Julio de Vido, disse hoje que está otimista quanto às negociações com a Embraer para adquirir 22 aeronaves para a companhia Aerolíneas Argentinas.
“Estivemos trabalhando com o pessoal da Embraer, com a qual já assinamos uma carta de intenção para incorporar 22 aviões para voos domésticos, cada um com 100 lugares”, explicou o ministro a uma rádio local.
De Vido explicou que, como parte da parceria, o governo argentino reativará a Área Material de Córdoba, sua indústria de aviões situada no centro do país. Segundo ele, o acordo ajudará a ressuscitar a indústria aeronáutica nacional, que ficaria responsável pela manutenção das aeronaves da Embraer.
“Isto significará também um forte desenvolvimento do setor, porque a Argentina passaria a receber para conserto e manutenção, além dos aviões brasileiros que façam rotas na Argentina, outros que voam por todo o Cone Sul”, complementou ele.
O convênio para a compra dos aviões deverá ser um dos temas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá junto a sua colega argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires, onde desembarca ainda hoje.
Há a expectativa de que a operação, cujo valor estimado é de US$ 650 milhões, seja oficializada com um contrato assinado pelos dois governos. A maior parte do dinheiro, cerca de 80%, deverá sair do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os aviões da Embraer substituirão parte da antiga frota da Aerolíneas, empresa que passou por um longo período de dificuldades financeiras e foi reestatizada pelo governo argentino recentemente.
FONTE: ANSA Foto do alto (família EMB 170 / 190): Embraer
Nota do Blog e Foto de baixo: Nunão – uma das aeronaves da categoria de 100 assentos da Aerolíneas Argentinas, um MD-80 de sua subsidiária Austral, fotografada no aeroporto mais “austral” em que opera: Ushuaia. A prioridade da empresa provavelmente será a substituição das aeronaves Boeing 737-200, mais antigas, seguidas então da série McDonnell-Douglas MD-80.