Duas coletivas com executivos das empresas SAAB e IVECO e autoridades militares marcaram hoje o segundo dia da sétima edição da LAAD-Latin America Aerospace and Defence, que acontece até sexta, no Pavilhão 3 do Riocentro.
No primeiro encontro, no início da tarde, a SAAB apresentou o projeto do Gripen NG (Next Generation) que concorre ao fornecimento de 36 aeronaves de combate à Força Aérea Brasileira (FAB). Representantes da empresa explicaram a proposta e detalharam as especificações da aeronave, como autonomia de vôo, sensores etc

De acordo com a empresa, estão sendo oferecidos um amplo pacote de cooperação industrial, com efeitos positivos na indústria de defesa nacional, como investimento direto no desenvolvimento, produção e manutenção da aeronave, além de transferência de tecnologia, o que possibilitará o envolvimento total no desenvolvimento de capacidades.
O Gripen NG representa a nova geração de aeronaves Gripen, uma versão aprimorada do caça com capacidade para múltiplo emprego e comprovados custos baixos de aquisição, operação e suporte. O programa Gripen NG abrange o desenvolvimento de aviônicos e todos os principais sensores, inclusive do radar AESA. O caça virá equipado com maior empuxo, maior capacidade de carga e maior alcance.

A SAAB, que atende ao mercado global, oferecendo soluções, produtos e serviços de classe mundial, nas áreas de defesa e segurança, também está comercializando o Gripen na Suíça, Dinamarca, Índia, Holanda, Bulgária, Croácia e Romênia.

No final da tarde, a IVECO, empresa do grupo Fiat, apresentou o projeto do novo blindado do Exército Brasileiro. Apelidado de Urutu 3, mas ainda sem um nome oficial, o novo veículo – Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas, o VBTP-MR 6×6 – pesa 19 toneladas, tem capacidade para transportar 11 militares equipados e possui, entre outras especificações, capacidade anfíbia. O projeto está sendo desenvolvido pela IVECO e pela Força terrestre.
De acordo com o general do Exército Waldemir Cristino, as especificações sinalizam um carro de 6,9 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo terá uma torre móvel, de acionamento elétrico, para receber vários tipos de armas, e atingirá a velocidade de 90 quilômetros por hora em estrada (e 9 quilômetros por hora na água).
Também será equipado com navegador GPS, sistema ótico de visão noturna e armamento primário, formado por uma metralhadora 7.62 mm (ou .50) na torre e sensor de detecção laser. Ao todo, serão nove configurações, de central de comando a até um porta-morteiros de 81 milímetros.

As medidas básicas permitirão o embarque em cargueiros C-130 Hércules e do futuro KC-390, da Embraer, que será adotado pela Aeronáutica.
O primeiro protótipo já está sendo construído na fábrica de Sete Lagoas (MG) e deve ficar pronto em 2010.
A etapa de testes começa imediatamente após o recebimento. Até 2011, serão entregues outras 16 unidades. Essa pré-série será a última a manter algum tipo de similaridade de desenho com o velho Urutu.
“Esperamos iniciar a produção industrial em 2012”, afirmou o general Cristino, ao ressaltar que Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) está financiando 40%, mas até protótipo.

Participaram deste último evento Pietro Borgo, gerente geral da IVECO, Alberto Mayer, diretor de relações institucionais, o coronel Samuel da Silva Ricordi, e o major Eduardo Gomes Ferreira Pinto.

FONTE: LAADEXPO

wpDiscuz