Testamos o simulador do F/A-18F Super Hornet na LAAD 09

68

Tivemos o prazer hoje no fim do primeiro dia da LAAD edição 2009 de pilotar o simulador do F/A-18F  Super Hornet no stand da Boeing.
O editor do Poder Aéreo Alexandre Galante, que tem alguma experiência nas edições do Flight Simulator e simuladores militares como antigo Hornet da Graphsim, não teve dificuldades em voar o Super Hornet.

Ao entrar no cockpit, percebemos logo de cara o conforto que a boa ergonomia proporciona ao piloto de caça, juntamente com a facilidade intuitiva dos comandos da configuração HOTAS (Hands on Throttle and Stick). A manete no lado esquerdo contém os botões para controle do radar e o manche os botões e gatilho para a seleção e disparo do armamento. Esses recursos eliminam a necessidade de se tirar os olhos dos dados apresentados no HUD (Head Up Display) e nos MFD (Multi Function Display) para engajar os alvos.

O instrutor da Boeing nos perguntou se gostaríamos de voar ou derrubar alguns alvos, quando prontamente escolhemos a segunda opção. Na hora o programa do simulador colocou 6 caças MiG-29 voando em formação na nossa frente, no alcance visual. Aprendemos rapidamente a travar o radar em cada alvo e disparar um AMRAAM em cada um, em sequência. Como estávamos voando rápido, quase cometemos um overshoot no último alvo, quando nosso piloto virtual de testes aplicou a manobra  tonneau barril para desacelerar o Super Hornet e explodir o último MiG. Depois de abater os “bad guys”, fizemos um pouso suave num aeródromo próximo dali.

As qualidades de vôo do Super Hornet realmente impressionam à primeira vista, embora tenhamos sentido falta de respostas mais fortes dos pedais e na aceleração.
Como o dia já tinha acabado, não pudemos tentar um pouso em navio-aeródromo, mas tentaremos em outra oportunidade.

O Poder Aéreo foi convidado para conhecer amanhã o cockpit do Rafale, num evento fechado para a imprensa especializada, no stand da Dassault. Passaremos a vocês nossas impressões tão logo seja possível.

FOTOS: Poder Aéreo

wpDiscuz