Cancelado de vez o projeto do EB-52H

0

Versão do bombardeiro seria o substituto natural do EF-111

A USAF cancelou pela segunda vez o programa do EB-52H, agora em definitivo. O motivo alegado foi a falta de fundos para financiar o programa. O mesmo já havia acontecido em 2005, mas foi “ressuscitado” em 2007.

O programa EB-52H previa a modificação de 16 aeronaves B-52H para atuarem como plataformas aéreas de guerra eletrônica (EW), executando um papel semelhante ao desenvolvido pelos antigos EF-111 Raven. A proposta existe a mais de uma década e em 2002 o projeto foi considerado prioritário, tento o B-52 como plataforma central.

Segundo a USAF os custos do programa chegaram aos proibitivos sete bilhões de dólares, embora algumas fontes na indústria aeroespacial acreditam que o valor real seja metade disto.

Como forma de tapar a lacuna, a USAF pretende modernizar a frota de Lockheed Martin EC-130ECH Compass Call (aproximadamente 14 aeronaves), e incluir a capacidade de Medidas de Ataque Eletrônico (MAE). As aeronaves “Compass Call” são plataformas aéreas baseadas no tradicional Hercules dedicadas à guerra eletrônica, incluindo C3CM (Command and Control Communications Countermeasures).

FOTO: USAF

Publicidade

wpDiscuz