Ampliação da cooperação militar Brasil/Itália na LAAD
Gigantes italianas vêm ao Brasil firmar acordos com o Governo Brasileiro, no maior evento de Defesa & Segurança da América Latina
Numa ação conjunta do Instituto Italiano para o Comércio Exterior-ICE, a Federação das Indústrias Italianas para o Espaço Aéreo-AIAD, Defesa e Segurança e a Diretoria de Armamentos da Defesa Italiana-MOD, doze empresas italianas, líderes de mercado, participam da LAAD 2009 – LATIN América Aero & Defense, de 14 a 17 de abril, no Rio de Janeiro.
Mostrando o crescente interesse pelo Brasil, considerado como um mercado atraente apesar da crise internacional, gigantes como FINMECCANICA, AVIO PROPULSIONE AEROSPAZIALE, FINCANTIERI, dentre outras, vêm negociar importantes alianças estratégicas, transferir tecnologia e estreitar ainda mais os laços comerciais com o Brasil.
A AVIO PROPULSIONE AEROSPAZIALE fechou, no final de 2007, contrato de 80 milhões de euros para a manutenção de motores dos aviões AMX da Força Aérea Brasileira. A partir desse acordo foi desenvolvido, no Rio de Janeiro, linha de produção de motores para aviões civis que pudesse unir o aporte tecnológico da AVIO e a disponibilidade de infra-estrutura e equipamentos no Brasil, de forma a atender a crescente demanda internacional.
O Grupo IVECO, pertencente ao Grupo FIAT, o maior conglomerado industrial da Itália e o 10º maior grupo automotivo do mundo, através da subsidiária IVECO Brasil está finalizando a produção de 18 protótipos de um veículo blindado para o transporte de tropas, o URUTU 3, derivado do Centauro, encomendados pelo Ministério da Defesa. O veículo será apresentado em abril, no Rio de Janeiro, na LAAD 2009, principal feira do setor aeroespacial e de defesa da América Latina, com a finalidade de promover a sua difusão inclusive em outros países do continente. Espera-se que com o protótipo seja feito um pedido em série pelas Forças Armadas Brasileiras, cuja capacidade em termos de mobilidade deverá ser melhorada conforme previsto pelo novo Plano Nacional de Defesa, apresentado em dezembro de 2008. O projeto é apresentado como fruto da evolução da indústria automobilística brasileira e recebe, por esta razão, notável consenso.
Dentre outros acordos, está em estudo a possibilidade da retomada da parceria entre as Forças Armadas Brasileiras e a OTO MELARA para a produção do componente de armamento do veículo.
A SELEX COMMUNICATIONS, sociedade do grupo FINMECCANICA, realizou no mês passado uma rodada de negócios no Brasil, relativa a uma concorrência que está sendo preparada pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais para o fornecimento de um sistema de telecomunicações TETRA no valor de cerca de 80 milhões de dólares.
Por sua vez, a FINMECCANICA promoveu recentemente uma apresentação sobre a capacidade de suas associadas em diversos setores junto ao Ministério da Defesa do Brasil. O objetivo do grupo italiano é estabelecer, em colaboração com a FINCANTIERI, sobretudo no setor naval, onde existem interessantes oportunidades de negócios com a Marinha Brasileira, a construção de fragatas e navios patrulha, bem como participar dos programas de desenvolvimento de novos navios cisternas pela Petrobrás.
Está em andamento também acordo entre os grupos italianos e o Ministério da Defesa do Brasil, para avaliar a capacidade das indústrias e estaleiros nacionais em sustentar a fabricação e manutenção dessa categoria de navios.
Pavilhão Italiano na LAAD 2009
ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior
STAND Nº. F29
14/17 de abril de 2009
Rio Centro – Rio de Janeiro