Alvo do teste foi iluminado por outro Eurofighter, da RAF, com o exemplar espanhol mantendo seu radar no modo passivo

Um disparo inédito do míssil ar-ar além do alcance visual AMRAAM foi realizado num teste na Espanha, a partir da base aérea de Moron, empregando duas aeronaves Eurofighter Typhoon. Um exemplar espanhol, com seu radar no modo passivo (e, assim, “invisível” às medidas de apoio à guerra eletrônica), disparou um míssil AMRAAM em um alvo iluminado pelo radar de outro Eurofighter, da RAF.

As duas aeronaves estavam separadas por uma distância alegada como “considerável”, e o alvo (um drone Mirach) estava além do alcance visual (modo BVR – Beyond Visual Range), sendo os seus dados de aquisição transmitidos pela aeronave “cooperadora” à “lançadora” utilizando o Multi Functional Information Distribution System (MIDS). Segundo a Eurofighter, foi a primeira vez em que um exercício deste tipo foi realizado.

O teste foi possível graças à colaboração dos centros de teste da EADS CASA (Espanha) e BAE Systems (Inglaterra), além de pessoal dos EUA, sob a supervisão da Eurofighter GmbH.

Fonte e foto: Eurofighter

Nota do Blog: a notícia é de ontem, primeiro de abril, mas a fonte é o próprio consórcio Eurofighter, então deve ser verdade…

wpDiscuz