C-17 Globemaster: a fila anda
USAF testa formação de seis aeronaves C-17. Enquanto isso, a fila continua andando na linha de produção.
Nos últimos dias, a Base Aérea de Edwards, nos Estados Unidos, assistiu a um teste de formação de voo de seis aeronaves de transporte estratégico C-17 Globemaster III, realizado pela equipe do Global Reach Combined Test Force. Os testes empregaram aviões equipados com novos sistemas de voo em formação, onde a posição de cada aeronave (por GPS) é comunicada às outras, possibilitando o emprego de grandes formações, de modo a lançar em ambientes hostis uma grande quantidade de equipamentos e pessoal de modo rápido e eficiente.
À primeira vista, voar numa formação de seis aeronaves parece algo simples para pilotos experimentados, mas não é bem assim. O voo em formação exige grande carga de trabalho dos pilotos, especialmente quando se leva em conta a necessidade de navegar com precisão para áreas de lançamento pré-definidas e em horários específicos. Assim, o sistema visa diminuir essa carga de trabalho e aumentar a precisão. Anteriormente, havia sido testada uma formação de 4 aeronaves C-17, a partir da Base Aérea de Pope, sendo detectadas algumas falhas no sistema, que também combina equipamentos anti-colisão. Esse teste com seis aeronaves serviu para conseguir novos dados e descobrir soluções para as falhas, a maioria relativa a interferências eletrônicas com outros sistemas dos aviões.
Enquanto isso, na linha de produção…
Em 13 de março, representantes de doze países do consórcio SAC (Strategic Airlift Capability – capacidade de transporte aéreo estratégico), sendo dez da OTAN e dois da Partnership for Peace, compareceram à linha de produção da Boeing para a cerimônia de “major join” da primeira aeronave C-17 Globemaster III do consórcio. A cerimônia consiste na junção (join) de quatro seções de fuselagem da aeronave. O programa SAC terá como principal local de operações a base de Papa, na Hungria, com início esperado para julho deste ano, quando o primeiro dos três aviões programados for entregue.
Os doze países que compõem o consórcio SAC, cujo investimento é baseado em horas de voo são (em ordem alfabética): Bulgária, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Holanda, Hungria, Lituânia, Noruega, Polônia, Romênia e Suécia. Uma composição multinacional de 140 pessoas operará as aeronaves a partir da Hungria, dando suporte a operações da União Europeia, Nações Unidas e OTAN, visando especialmente as realizadas no Afeganistão.
Mais recentemente, no dia 26 de março, foi a vez dos representantes do Catar, a primeira nação do Oriente Médio a encomendar o C-17 Globemaster III, assistirem à cerimônia de “major joint” da primeira aeronave de duas encomendas firmes assinadas em julho do ano passado. A primeira entrega deverá ser em meados deste ano. Segundo a Boeing, atualmente há 198 aviões de transporte estratégico C-17 em serviço no mundo. Destas, 184 são da USAF. O último anúncio de compra do tipo foi feito pelos Emirados Árabes Unidos, que pretende adquirir quatro unidades.
Fontes: Boeing e USAF Fotos: USAF (de cima) e Boeing (de baixo)