‘F-X’ suíço suspenso por seis meses

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No último dia 25, o Ministro da Defesa da Suíça, Ueli Maurer, anunciou um atraso de pelo menos seis meses no programa de seleção do caça que substituirá parte dos F-5 do país. A decisão do programa “Partial Tiger Replacement” era aguardada para meados deste ano, conforme declarado na ocasião em que uma segunda RFP (Request for Proposal) foi entregue aos três concorrentes, em janeiro deste ano, e foi adiada para o início de 2010.

O motivo do atraso alegado por Maurer, que assumiu o ministério em janeiro último, é a espera pela conclusão do política de segurança da Suíça, que deverá estar concluída apenas em dezembro deste ano. “Seria leviano apontar o vencedor antes da conclusão deste documento”, alegou o ministro.

Esse adiamento é visto por parte da mídia como uma represália à campanha movida pela Alemanha contra prática do segredo bancário suíço – a Alemanha participa da concorrência como um dos parceiros internacionais do Eurofighter Typhoon, da EADS. Maurer negou-se a comentar sobre essa possível represália aos alemães.

São três fabricantes em disputa no programa “Partial Tiger Replacement”, a Dassault com o Rafale, a EADS com o Eurofighter Typhoon, e a SAAB com o Gripen, que aguardam a decisão sobre a concorrência de 2,2 bilhões de francos suíços (CHF), valor próximo a 2 bilhões de dólares (US$). O nome do programa deriva do fato de que o objetivo é substituir apenas 3 dos 5 esquadrões suíços de F-5. Mas levando-se em conta a quantidade de aeronaves prevista na última RFP (vinte e duas), o fato de que as empresas, além de especificarem o valor dessa quantidade também deverão incluir nas propostas o número possível de se adquirir com o orçamento (provavelmente menos do que 22), pode-se especular que a quantidade a ser adquirida será suficiente para apenas um esquadrão. Isso se possíveis ofertas de aeronaves usadas (veja links a seguir) ou o próprio anúncio do adiamento da decisão não levarem essa concorrência a desfechos inesperados.


Para mais detalhes sobre a concorrência suíça, com destaque para a última RFP, clique aqui. Para detalhes sobre como foram realizadas as avaliações dos caças, inclusive com informações sobre a possibilidade de ofertas de aeronaves usadas, clique aqui.

Fonte: Reuters UK e DID Fotos: Força Aérea Suíça

Nota do Blog: enquanto a Suíça não decide, o Blog do Poder Aéreo continua sua política de aproveitar a demora e mostrar mais imagens dos fotogênicos F-5 do país alpino, cujos remanescentes pelo jeito precisarão ficar na ativa por mais um bom tempo.

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