Bombardier anuncia novos parceiros internacionais do programa CSeries
No último dia 24 de março, a Bombardier comunicou que três novos parceiros internacionais se uniram ao programa da CSeries, atualmente em fase de projeto. São eles a Alenia Aeronautica, da Itália, a Fokker Elmo da Holanda e a Goodrich Actuation Systems do Reino Unido, que fornecerão componentes, sistemas e deverão, segundo a empresa canadense, concorrente da brasileira Embraer no segmento de jatos regionais, dar contribuições importantes para o desenvolvimento dessa nova família de aviões comerciais.
A Alenia Aeronautica será responsável pelo fornecimento do estabilizador vertical e dos estabilizadores horizontais, já totalmente equipados com os sistemas hidráulicos, elétricos e de controle de voo, além de luzes e antenas. A Fokker Elmo desenvolverá e produzirá todo o cabeamento das aeronaves, o que inclui o cabeamento específico para a fase de certificação. Já a Goodrich Actuation Systems irá desenvolver e produzir os atuadores de flaps e slats das asas.
Outros parceiros internacionais já engajados no programa são: C&D Zodiac, responsável pelos interiores das aeronaves (assentos, galleys, lavatórios, iluminação, sistemas de oxigênio, de água etc); Rockwell Collins, forncecedora dos aviônicos; Parker Hannifin Corporation, que fornecerá os sistemas hidráulicos e de combustível; Liebherr-Aerospace Toulouse SAS, responsável pelo controle ambiental e pelo sistema de pressurização; e a Shenyang Aircraft Corporation (SAC), que fabricará as seções centrais de fuselagem. Espera-se que as primeiras aeronaves dessa nova família de jatos, com capacidade entre 110 e 130 passageiros e que visa atingir novos padrões de economia, conforto e baixa emissão com a incorporação dos últimos avanços tecnológicos, entrem em operação a partir de 2013.
Encomendas da Luthansa AG: no dia 11 de março, a companhia aérea alemã e a Bombardier anunciaram a assinatura de uma encomenda firme de 30 aeronaves CSeries, com opção de compra para outras 30.
Fonte e imagem: Bombardier