Rafale: acordo de venda para a Líbia pode estar próximo. Ou não?

154

Negociações comerciais e técnicas para o acordo já estariam praticamente concluídas. Falta só o de sempre: a política

O site Defense News noticiou no último dia 19 que o acordo para venda de 14 aeronaves Rafale à Líbia estaria praticamente completo, nos aspectos comerciais e técnicos, segundo uma fonte da indústria. O anúncio do acordo dependeria agora apenas das definições na área política.  Quando da visita do governante líbio Muammar Khaddafi a Paris, em dezembro de 2007, foi assinado um acordo de exclusividade, por seis meses, nas negociações envolvendo o Rafale. Mas já se passaram quase 15 meses desde então.

Quanto ao aspecto técnico, foi informado que as aeronaves deverão ser similares à última versão desenvolvida do Rafale, a F3, de múltiplo emprego. Os armamentos estão sendo negociados separadamente, mas a MBDA também estaria esperando uma grande encomenda de mísseis para os caças, como consequência do acordo que se espera assinar ainda esse ano.

Ainda sobre os Rafale, há a questão dos Mirage 2000-9 dos EAU: um alto executivo da Dassault, Charles Edelstenne, teria declarado em 19 de março que a empresa estaria realmente procurando compradores para os Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. Haveria bastante tempo, porém, para encontrar interessados, na medida em que uma possível entrega do Rafale para a Força Aérea dos EAU só seria iniciada em 2012. O Armée de l´air não estaria entre os interessados em adquirir as aeronaves.

Fonte: Defense News Foto: Sirpa Air / Armée de l´air

wpDiscuz