O primeiro caça F-16 Block 52 do programa Peace Xenia IV, da Força Aérea Grega, foi recebido oficialmente pelo Tenente General Ioannis Giagkos, em cerimônia realizada na Lockheed Martin em Fort Worth, Texas – EUA. Trata-se do quarto programa de aquisição de aeronaves F-16 para a Força, que compreende um lote de 30 aeronaves, sendo 20 monopostos (F-16C) e 10 bipostos (F-16D), todos equipados com motores Pratt & Whitney F100-PW-229. Segundo a empresa, o programa está correndo dentro do prazo e do orçamento: a primeira aeronave foi aceita pelo governo dos EUA um mês antes do prazo, e os planos são de que os primeiros exemplares cheguem à Grécia no mês de maio, com as última entregas finalizando em 2010.

O recebimento das aeronaves inicialmente pelo governo norte-americano (via FMS – Foreign Military Sales) é devido ao programa ser um acordo de governo-a-governo, o que teria permitido à Lockheed Martin (segundo pronunciamentos realizados na própria cerimônia), oferecer pela primeira vez um sistema de armas plenamente integrado, incluindo sistemas de proteção, de armas e outros subsistemas, fazendo desta última versão adquirida um F-16 especialmente efetivo para as necessidades da Força Aérea Grega. Recentemente, foram completadas também instalações de infraestrutura na base de Araxos, de forma a garantir o emprego imediato dos caças pela Força.

A Lockheed Martin, na cerimônia, caracterizou a entrega da primeira aeronave do novo programa como um símbolo do relacionamento de 66 anos com a Força Aérea Grega, o que pavimentaria o caminho para o emprego no futuro do F-35. Esse relacionamento foi iniciado em 1943, com a aquisição de um esquadrão de Martin A-30 Baltimore Mk III, IV e Vs. Com essa quarta aquisição de F-16, o número total adquirido pela Força Aérea Grega chega a 170 aeronaves. Os primeiros F-16 Block 30 foram recebidos pela Força em 1988, seguidos pelos Block 50 em 1997 e os Block 52 a partir de 2003.

Fonte e foto de baixo: Lockheed Martin Foto do alto (K. Tokunaga): Força Aérea Grega

wpDiscuz