Uma solenidade militar marcou ontem o 62º aniversário do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV), o Esquadrão Pampa, na Base Aérea de Canoas.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares, que prestaram homenagens aos oficiais que se destacaram por serviços prestados em terra ou no ar. “Pela dedicação de todos que
por aqui passaram, formamos um dos mais importantes esquadrões de
aviação de caça da Força Aérea Brasileira”, disse em seu discurso o tenente-coronel aviador Sérgio Barros de Oliveira, comandante do Esquadrão Pampa.

A cerimônia contou com a entrega do prêmio Elos de Eterna Amizade, destinado a militares que tem mais de 10 anos de trabalho no 1º/14º GAV. Neste ano, sete militares que estão indo para a reserva receberam a distinção. Em seguida, foram conhecidos os destaques de 2008, recebendo as placas comemorativas Sílvio Luis Barbieri e Diego da Silva Goulart (militar padrão), e Gustavo Furlan Aquino (piloto mais eficiente). Dentro das comemorações foram lembrados também os oficiais que alcançaram 2 mil e 1 mil horas de voo. A festa se encerrou com demonstrações de voo e almoço de confraternização.

Nestes mais de 60 anos de história, o Esquadrão Pampa manteve-se equipado com aviões modernos que o tornam a ponta de lança do Brasil no Conesul. A última atualização da frota ocorreu há três anos, quando as aeronaves F-5E/F passarem por uma remodelação interna realizada pela Embraer. Neste novo formato, denominado F-5M, foram empregados novos tipos de armamentos adaptando o sistema de Radar Warning Receiver (receptor de ondas de radar), radar Griffo e sistema de Chaff Flare (dispositivos para detectar mísseis inimigos).

FONTE: DiáriodeCanoas.com.br

NOTA DO BLOG: Segundo o site Defesanet, o Esquadrão Pampa foi convidado para participar de uma corrida de velocidade: Dragster versus F-5M. Os direitos de transmissão já foram negociados por uma emissora de TV mas o Comandante da Aeronáutica e o CECOMSAER ainda não deram o aval para que o evento seja realizado.

wpDiscuz