Silent Eagle: o F-15 stealth
Para quem achava que o F-15 Eagle estava com os dias contados, a Boeing lançou ontem o F-15 Silent Eagle (F-15SE). O Silent Eagle foi projetado especialmente para preencher os requisitos de clientes internacionais. O avião apresenta características stealth, com revestimentos e tratamentos específicos, como novos tanques conformais (CFTs), que permitem o transporte interno de armamento.
Dependendo da missão e o grau de ameaça, o cliente pode usar os CFTs para levar armamento ou combustível. O Silent Eagle poderá levar internamente mísseis AIM-9 e AIM-120, bem como bombas JDAM e SDB.
A nova versão tem as caudas inclinadas para fora, aumentando a eficiência aerodinâmica e sustentação, com menor peso. Um novo sistema de controle de vôo digital foi instalado para melhorar a confiabilidade da aeronave e reduzir o peso da célula.
A melhora na sobrevivência da aeronave é garantida pelo sistema BAES Digital Electronic Warfare System (DEWS), que trabalha em conjunto com o radar AESA Raytheon Advanced Electronic Scanning Array.
A Boeing completou um protótipo conceitual do tanque CFT/carregador interno e planeja o voo de teste no primeiro trimestre de 2010, incluindo um disparo de míssil.
O projeto, desenvolvimento e teste do sistema de transporte interno de armamento estão disponíveis como projeto colaborativo com um sócio internacional.
FONTE e FOTOS: The Boeing Company