Em preparação para o exercício Cold Response, na Noruega, que será realizado no fim de março, pilotos da Força Aérea Sueca estrearam o uso de NVG (Night Vision Googles – óculos de visão noturna) no caça Gripen. Trata-se do esquadrão 212, cujos pilotos reconhecem que, em comparação com a nova realidade, é como se antes voassem cegos em operações noturnas – o que é uma constante nos dias mais curtos do inverno nórdico, em que as noites também são muito mais escuras do que nas áreas densamente urbanizadas da Europa Continental. O que também é uma vantagem para a utilização do equipamento no Norte Europeu, onde pode ser explorada toda a performance dos óculos de visão noturna.

Os pilotos do esquadrão perceberam também que o uso do NVG permite detectar e identificar outras aeronaves muito antes e a maiores distâncias do que durante o dia. Além disso, com o uso do equipamento em missões de apoio aéreo aproximado, um controlador aéreo avançado pode dirigir um ataque apenas iluminando um alvo com um feixe de laser, que é visto apenas através dos intensificadores de imagem dos óculos de visão noturna.

Apesar da utilização do NVG não ser exatamente novidade na SAF (Força Aérea Sueca), pois  há 20 anos pilotos das aeronaves Viggen e Sk 60 já faziam uso do equipamento, a diferença é que o cockpit do Gripen é totalmente compatível com os óculos de visão noturna, com integração muito mais eficiente para operações. O trabalho de integração tomou três anos, envolvendo cinco pilotos de teste.

Fonte: Gripen International Foto: Louise Levin/F21, via Gripen International

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