Epcar fará 60 anos em maio
A Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (Epcar) faz 60 anos em maio de 2009. Para comemorar, a instituição preparou concursos de fotografia, pintura e redação, além de competição esportiva, baile, sarau, Ação Cívico Social, passeio ciclístico, palestra, solenidade militar e exibição da Esquadrilha da Fumaça. Trinta e dois comandantes já passaram pela Epcar nesse período. O atual, brigadeiro-do-ar Alvani Adão da Silva, está no cargo desde agosto de 2007 e cerca de 12 mil alunos passaram pela escola.
História e afirmação da Nascente do Poder Aéreo
A Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar foi criada em 1949 para formar os jovens que seguiriam a carreira militar como oficiais aviadores. O atual prédio da Escola abrigou o Colégio Abílio César Borges do Barão de Macaúbas, que se tornou Colégio Militar de Barbacena e, depois, o ginásio mineiro. Até 1948, o concurso de admissão ao Curso Prévio da Escola de Aeronáutica, criado em plena Segunda Guerra, era de âmbito nacional e relativamente sumário avaliando de maneira precária o conhecimento e o potencial dos candidatos.
Por essa razão, muitos dos aprovados encontraram dificuldades em acompanhar o curso. Como solução a Escola de Aeronáutica resolveu, no concurso daquele ano, aumentar o rigor na seleção, com provas que mostrassem o grau de conhecimento necessário para acompanhar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Resultado: dos 1296 candidatos apenas um foi aprovado.
A missão da Epcar continua sendo preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores que ocorre na Academia da Força Aérea (AFA). Além de oferecer o Ensino Médio, o objetivo é despertar a motivação para a carreira militar, para a aviação e para a Força Aérea Brasileira.
Se o aluno não ingressar na AFA ele sai preparado para a vida acadêmica no meio civil, porque o ensino da instituição é considerado de qualidade. No Enem 2007, a Epcar apresentou média geral 43,34% superior à média nacional (Epcar 73,5 e Brasil, 51,2). No Enem de 2008, o primeiro colocado foi um ex-aluno da escola. Os alunos da Epcar também se destacam em olimpíadas de matemática, de química, de astronomia e astronáutica, de física.
Os alunos da Epcar estudam em regime de internato durante a emana. Eles dispõem de alojamento, alimentação, assistência médica, dontológica, psicológica e remuneração. Nos últimos concursos de admissão, foram abertas 185 vagas. Jovens brasileiros de 14 a 17 anos concorrem a essas vagas. No último concurso, a Epcar recebeu 13.120 inscrições.
FONTE: Barbacena online
FOTO: SOMA