FAB: Nota sobre acidente aeronáutico em Goiânia
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia – GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhados pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Ouça o diálogo entre o controlador de vôo e o piloto da FAB.
Transcrição do diálogo:
YGQ (PILOTO) – PROSSIGA!
BRASÍLIA – OK, NÓS TEMOS UMA AERONAVE ROUBADA, NA LOCALIDADE DE LUZIÂNIA. A MISSÃO É FAZER PROCURA BAIXA, NA POSIÇÃO QUE ESTÁ SOBREVOANDO NO MOMENTO. PROCURA RADAR BAIXA.
YGQ (PILOTO) – CIENTE
BRASÍLIA – ÚLTIMA INFORMAÇÃO ESTIMADA DA AERONAVE, UNO SETE ZERO 20 MILHAS DE ANÁPOLIS; AERONAVE DE PEQUENO PORTE, VELOCIDADE EM TORNO DE CENTO E SESSENTA NÓS.
YGQ (PILOTO) – CIENTE.
YGQ (PILOTO) – CONFIRME! TÁ SE AFASTANDO DE ANÁPOLIS, ELA?
BRASÍLIA – CONFIRME?
YGQ (PILOTO) – ELA TAVA SE AFASTANDO DE ANÁPOLIS?
BRASÍLIA – ERA UMA PROA DE DUZENTOS E SESSENTA DA LOCALIDADE DE LUZIÂNIA.
YGQ (PILOTO) – CIENTE!
YGQ (PILOTO) – POR ENQUANTO NEGATIVO CONTATO RADAR, PRA INFORMAÇÃO TÁ VARRENDO DO CÉU A DEZENOVE MIL, TÁ INDIA MIKE CHARLIE.
BRASÍLIA – CIENTE!
YGQ – POSSIBILIDADE DE DESCER PRO UNO ZERO ZERO?
BRASÍLIA – AGUARDE COORDENAÇÃO.
NOTA DO BLOG 1: No vídeo acima é possível observar o Tupi voando baixo e o Tucano da FAB em altitude mais elevada. Entre os dois um helicóptero Esquilo da Polícia Militar de Goiás. Abaixo os destroços do Tupi no estacionamento do Shopping.
NOTA DO BLOG 2: As informações divulgadas dão conta que um Mirage 2000 participou das primeiras etapas de busca pelo Tupi utilizando seu radar de bordo RDI com capacidade ‘look down/shoot down’. A baixa altitude do Tupi impedia que o mesmo fosse rastreado pelos radares de terra (assumindo que o transponder estivesse desligado). Sem um acompanhamento de terra e com a limitada capacidade dos radares Cyrano II dos antigos Mirage III do GDA esta ação seria impossível.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER