Ainda sobre o F-35, no último dia 5 de março a Northrop Grumman Corporation (NGC) anunciou que a Turkish Aerospace Industries, Inc. (TAI), entregou suas primeiras partes fabricadas em material composto para as duas aeronaves iniciais de produção (ainda na fase de baixa cadência produtiva).

Trata-se de 6 painéis de material composto para a cobertura externa da fuselagem desses dois primeiros aviões (3 por aronave), e representam um primeiro e importante passo, segundo a NGC, para a expectativa da TAI de produzir 400 seções centrais de fuselagem para o programa, para o qual se espera a entrega de pelo menos 3.100 aeronaves.

A nova fábrica da TAI, criada para a produção desses painéis de fuselagem, foi inaugurada em novembro do ano passado em Ankara, Turquia. A NGC treinou empregados da fábrica nas técnicas de alta precisão necessárias para produzir essas partes em material composto. Conforme carta de intenções assinada com a empresa norte-americana em fevereiro de 2007, a TAI atua como uma segunda fonte de suprimento para as seções centrais de fuselagem.

A Northrop Grumman Corporation é membro principal e fundador do conglomerado de empresas responsável pelo programa do F-35, que é liderado pela Lockheed Martin, sendo responsável pelas seções centrais de fuselagem das três variantes do jato: a de decolagem convencional, a de decolagem em pistas curtas e pouso vertical (STOVL) e a que será operada em navios aeródromo “convencionais” (de decolagem por catapulta e pouco enganchado). Outro importante programa em andamento em que a NGC produz as seções centrais de fuselagem é o do F-18 Super Hornet, liderado pela Boeing (clique aqui para ler matéria a respeito).

Fonte: Northrop Grumman Fotos – montagem de um dos protótipos do F-35, mostrando as diversas seções e partes sendo unidas – a última imagem é a do protótipo mais recentemente construído, o segundo da versão STOVL, destinado a se unir às aeronaves já em teste, sendo o primeiro em que já foram instalados sistemas de missão (clique aqui para matéria a respeito). A aeronave realizou seu primeiro voo no final de fevereiro deste ano: jsf.mil

wpDiscuz