É um pássaro? É uma moto? É um avião?
É o B-2 preparando-se para completar 20 anos do primeiro voo
Parece que foi ontem, mas em julho deste ano serão comemorados os 20 anos do primeiro voo do bombardeiro estratégico stealth B-2, que se deu em 17 de julho de 1989. Como parte central das comemorações que serão celebradas pelo fabricante, a Northrop Grumman, e pelo operador, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), foi contratada a empresa Orange County Choppers para desenvolver e construir uma motocicleta (ou melhor, uma “chopper”) inspirada no design do bombardeiro. A empresa é tema do seriado de TV a cabo “American Chopper” que também é apresentado no Brasil, e todo o processo de projeto e construção do modelo, que recebeu o nome “The Spirit of Innovation” será mostrado em um dos episódios da temporada 2009. O número sobre a carenagem do tanque de combustível é referente à data do primeiro voo.
Pode-se reparar nas fotos em alguns detalhes interessantes do design, como o formato das rodas de alumínio inspirado na silhueta da aeronave e na estrela da USAF, entre outras semelhanças que vale a pena explorar comparando-se as imagens. Além disso, foi utilizado titânio na parte traseira da motocicleta, imitando o emprego do mesmo metal na seção posterior do bombardeiro.
O B-2 já foi empregado em três campanhas, a Operation Allied Force, a Operation Enduring Freedom e a Operation Iraqi Freedom, e é a única aeronave do arsenal dos EUA que combina avançadas características stealth (furtivas) com lançamento de armas de precisão e, principalmente, a longas distâncias (intercontinentais – estratégicas) e com grande capacidade de carga: mais de 20 toneladas de bombas convencionais ou nucleares, guiadas ou não. O B-2 pode voar mais de 6.000 milhas náuticas sem reabastecer ou mais de 10.000 milhas náuticas com apenas um reabastecimento em voo.
Foram fabricadas vinte e uma aeronaves B-2. Uma foi perdida em um acidente durante a decolagem da Base Aérea de Andersen, em Guam, em fevereiro de 2008. Dos vinte bombardeiros restantes, dezenove são operados pela 509ª Ala de Bombardeiros na Base Aérea de Whiteman. O outro B-2 é utilizado para testes de voo a partir da Base de Edwards para validar novos sistemas de missão e de armas para modernizações. Desde 1989, a frota voou mais de 14.000 missões e acumulou mais 75.000 horas de voo antes do primeiro incidente grave (citado acima), o que é considerado um feito sem precedentes. Mas vale lembrar que o B-2 também é considerado o programa de aeronave de combate mais caro da história, levando-se em conta o pequeno número produzido (em parte, por isso mesmo).
Fonte e fotos: Northrop Grumman