Montagem dos novos aviões-tanque ingleses ganha asas
Por enquanto, são só as asas, carregadas pelo transportador Beluga rumo à linha de montagem de Toulouse. Mas a primeira aeronave montada deverá seguir para Madri já no mês de junho, para conversão em reabastecedor aéreo. A frota do FSTA – Future Strategic Tanker Aircraft (futura aeronave de reabastecimento aéreo estratégico) deverá compreender 14 unidades, derivadas do Airbus A330-200 .
Na foto acima, o primeiro conjunto de asas é acondicionado no transportador após terem sido produzidas na fábrica da Airbus em Broughton, Reino Unido. Na imagem gerada por computador, no final da matéria, o FSTA em voo mostra suas três mangueiras de abastecimento estendidas. Os novos modelos deverão substituir os VC-10 e Tristar atualmente en serviço na RAF – Real Força Aérea Britânica, sendo utilizadas também para transporte de pessoal em apoio a operações ao redor do mundo. Devido à maior capacidade de carga e de combustível, os dois tipos de missão poderão ser realizados simultaneamente pelas novas aeronaves.
Apenas as duas primeiras aeronaves montadas deverão ser convertidas em reabastecedores aéreos na fábrica de Madri. As demais receberão a conversão na Inglaterra. Segundo a matéria original divulgada pela RAF, o FSTA terá a capacidade de abastecer 4 Typhoons em um deslocamento sem escalas até o Afeganistão.
Fonte: RAF Imagens: AirTanker 2008 e Defence News Imagery, via RAF