M-346 Master vence KAI T-50 nos Emirados Árabes Unidos
Decisão da concorrência para encomenda de 48 aeronaves foi anunciada no IDEX 2009 defense show, em Abu Dhabi, pelo Ministro da Defesa dos EAU
E vejam só: o Blog do Poder Aéreo incentivou desde ontem uma discussão sobre futuros treinadores a jato na FAB e, um dia depois, surgiu uma importante notícia sobre uma das mais acirradas concorrências internacionais dessa categoria de aeronave. Segundo informações do site Defense News, os Emirados Árabes Unidos (EAU) selecionaram o Alenia Aermacchi M-346 Master como o novo jato de treinamento de caça / Lift de sua força aérea, com previsão para operar também como aeronave leve de ataque. O anúncio foi dado pelo Ministro da Defesa do país, Maj. Gen. Obaid Al Ketbi, nesta quarta-feira 25 de fevereiro, durante a IDEX 2009 defense show.
O jato italiano concorreu com o KAI T-50 Golden Eagle pela encomenda de 48 aeronaves, numa seleção que se estendeu por vários anos. Ainda não foram revelados detalhes e valores do contrato, que segundo o ministro ainda estão sendo negociados, assim como a proporção entre versões treinadoras e de ataque. Mas segundo o Defense News, poderão ser 20 exemplares de cada versão, com os oito restantes sendo alocados a um esquadrão de demonstração aérea. Parte da frota da versão de ataque também seria utilizada em fases do treinamento.
Além dessa concorrência, a Alenia também participa da seleção dos EAU para um treinador básico, com seu jato M-311 disputando com o turboélice suíço Pilatus PC-21. Especula-se que, com a seleção do M-346 como LIFT (Lead in Fighter Trainer), as negociações estejam focadas no oferecimento de uma solução completa de treinamento para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, desde a fase primária até a avançada / operacional.
E falando em Emirados…
O site Defesanet veiculou também neste dia 25 , a partir de informações da TTU France relativas à Idex 2009, uma matéria que trata da possível compra do Dassault Rafale pelos EAU, desde que vinculada à devolução à Dassault, como parte do negócio, dos Mirage 2000-9 entregues ao país a partir de 2003. E relaciona esta negociação (ainda que o faça como uma pergunta, no título) com possibilidades para o programa F-X2 da FAB.
Será?
Apesar deste post ser dedicado principalmente à decisão da concorrência do novo treinador dos Emirados, fique à vontade também para comentar sobre essa possibilidade levantada pelo Defesanet.
Fonte: Defense News Foto: Alenia Aermacchi