Na foto, a primeira aeronave do terceiro e último lote encomendado pela Força Aérea Sueca decolando, pela primeira vez, da pista da Saab em Linköping nesta segunda-feira, 16 de fevereiro.

No manche, o comandante de operações de voo da empresa, Anders Håkansson. Na linha de produção, outros 30 exemplares esperando a sua vez de decolar e serem entregues, de um lote de 31 aviões encomendados em 2007.

E no futuro?

Esta é a pergunta do Blog do Poder Aéreo aos frequentadores deste espaço: o que reserva o futuro para essa linha de montagem? No presente, compartilhando o teto com o último lote da encomenda sueca, há aeronaves sendo produzidas para a África do Sul e a Tailândia. No ar, há o protótipo de uma nova versão, o Gripen NG. No futuro próximo, espera-se o resultado de concorrências internacionais importantes, como as da Índia, da Suíça e do Brasil. E representando o passado não tão distante, há o revés recente na Noruega, além de dezenas de exemplares das versões iniciais do Gripen estocados, aguardando destino.

Fonte e foto: Gripen International

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