A falta de crédito no mercado externo está realmente afetando a Embraer. Recentemente a Click, uma subsidiária da companhia aérea Mexicana, optou por fazer o leasing de 25 Boeing 717 ao invés de adquirir aeronaves novas.

A Mexicana avaliou e testou os modelos Bombardier CRJ900 e Embraer E-190. Ricardo Baston, vice-presidente da companhia mexicana, afirmou em recente entrevista a ATI (Air Transport Inteligence) que “gostamos do E-190, mas no contexto atual será muito difícil obter um financiamento vantajoso”.

Além da falta de crédito no mercado em geral, a Embraer disputa uma luta desigual com aeronaves já produzidas por outras empresas e que estão “encalhadas”. A Mexicana é um exemplo disso. Os 717 arrendados eram aeronaves produzidas inicialmente para a Midwest Airlines, que acabou devolvendo para o fabricante e agora encontram-se no deserto aguardando novo dono.

Mas isto não é tudo. Quando o leasing dos 717 acabar por volta de 2014/2016, a perspectiva da Mexicana é adquirir aeronaves CSeries da Bombardier, futuro concorrente direto dos jatos da Embraer.

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