Boeing entrega proposta à USAF de programa que, em conjunto com a troca de asas dos A-10 Thunderbolt II, poderá esticar em mais 20 anos a vida útil da frota

Nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a Boeing submeteu à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) sua proposta para participar como principal contratada associada em um programa, estimado em 1,6 bilhões de dólares, que visa manter os  A-10 Thunderbolt II em operação efetiva por mais 20 anos.

Em junho de 2007 a Boeing já havia ganho um contrato de 2 bilhões de dólares para o fornecimento de 242 conjuntos de asas para a frota de A-10 da USAF, programa que atualmente está na fase de desenvolvimento de modelos 3-D. Enquanto a troca das asas visa permitir à frota mais 20 anos de voo, o programa de suporte denominado TLPS – Thunderbolt Life-Cycle Program Support (programa de suporte ao ciclo de vida da aeronave) permitiria manter o vetor como sistema de armas relevante pelo mesmo período, através de modernizações contínuas na estrutura, na mecânica, na aviônica e na propulsão.

A USAF deverá selecionar até três competidores para cumprirem tarefas específicas durante a vigência do contrato. Os A-10, que entraram em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos em 1976, atualmente são empregados em operações no Iraque e Afeganistão e vem sofrendo um grande desgaste, o que já deixou parte da frota no chão por motivos estruturais, conforme já noticiado no Blog do Poder Aéreo (clique aqui para acessar).

Fonte: Boeing Fotos: USAF (A. Allmon e S. Morse)

wpDiscuz