O jato de treinamento sul-coreano seria o preferido na disputa da Força Aérea Polonesa

O Blog do Poder Aéreo prossegue na política de mostrar novidades relacionadas a um assunto que poderá ser muito importante, daqui a algum tempo, para a FAB: a busca por um novo treinador a jato. A mais recente notícia sobre o tema vem da Coréia do Sul. Segundo o jornal The Korea Times, o embaixador polonês em Seoul afirmou que o treinador supersônico sul-coreano, o KAI T-50 Golden Eagle, estaria à frente na disputa para equipar a Força Aérea Polonesa com uma nova aeronave Lift (Lead In Fighter Trainer). O outro concorrente seria o BAE Hawk, oferecido pela companhia Patria, da Finlândia, a partir de excedentes da Força Aérea Finlandesa. A Patria já realiza a modernização dos Hawks finlandeses (vide notícia do Blog do Poder Aéreo no mesmo link acima), e modernizaria também os aviões destinados à Polônia, no caso de vencer a disputa.

As declarações do embaixador polonês Marek Calka vieram no contexto da visita de uma comitiva militar polonesa à Coréia do Sul, realizada entre 28 de janeiro e 1º de Fevereiro deste ano e chefiada pelo próprio Comandante da Força Aérea Polonesa. As discussões sobre o jato estariam, segundo as declarações, entre os pontos mais importantes da agenda.  Dois pilotos integrantes da comitiva voaram o T-50 no dia 29 de janeiro.

A matéria do Korea Times também acrescenta que o  T-50 disputa com o italiano Aermacchi M-346 duas competições internacionais: nos Emirados Árabes Unidos e em Singapura. Além disso, Israel, Grécia e os Estados Unidos teriam mostrado interesse no avião, que tem preço sugerido de 25 milhões de dólares, ainda segundo o jornal.

Fonte: The Korea Times Fotos: KAI – Korea Aerospace Industries

wpDiscuz